MARKETING DE BUSCA
Com as mudanças ocorridas no panorama da comunicação, a mídia está cada vez mais fragmentada e a mensagem para a massa que antes possuía o formato de “bala de canhão”, hoje é personalizada e deve ser relevante para que tenha impacto em seu público.
Com o aumento do número de pontos de contato com o consumidor, as marcas devem saber se comunicar na hora certa, com a mensagem certa e utilizando a mídia certa.
No caso do search marketing, a marca deve disponibilizar a informação no momento em que o consumidor for atrás dela. Não adianta criar demanda de informação com uma campanha de televisão sobre um carro se no momento em que o consumidor for para o computador pesquisar mais informações sobre esse carro os resultados encontrados tenham como tema o carro da marca concorrente. Por esse motivo, as marcas devem fazer esforços para estar nos resultados de busca, para que seja possível suprir a necessidade dos consumidores que buscarem informações sobre elas, ou sobre suas concorrentes.
Sob o ponto de vista do consumidor, a busca na internet é igual a informação. Se a informação encontrada for útil, os consumidores irão querer saber mais sobre sua marca.
Para utilizar a busca na internet como ferramenta, a única coisa que a empresa precisa saber é o que as pessoas buscam quando pesquisam sobre os produtos/serviços que essa empresa oferece.
Quando o Google é utilizado por uma empresa, o sistema de medição de audiência é o CPC (Custo por Clique), ou seja, a empresa só paga quando o usuário de internet clica no anúncio que aparece nos resultados na busca do Google. Esse método de pagamento faz com que o investimento de um anúncio no Google seja proporcional ao seu retorno.
Para uma empresa ou marca conquistar um dos primeiros resultados no Google, existe o índice de qualidade que mede a relevância do anúncio em relação ao termo utilizado na busca. Tal índice leva em conside
Uma ferramenta que auxilia na verificação do fluxo de usuários em um site é o Google Analitics, que, entre outras funções, descreve quantas pessoas acessaram o site em um período de tempo.
É possível concluir que a busca é a prateleira digital, sendo considerada a porta de entrada de uma marca na web, visto que tem o poder de acionar o funil de consideração e interesse, expandindo o universo de escolha do consumidor.
Por fim, a televisão é a influência número um sobre o comportamento do consumidor quando este realiza pesquisas online, despertando o interesse pelo assunto que vai culminar na busca na internet. Portanto, esse é mais um fator que comprova que as mídias devem ser utilizadas em conjunto e que as marcas devem estar preparadas para atender à busca por informação que suas campanhas possuem o poder de gerar.
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