quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MARKETING DE BUSCA
O site de buscas na internet Google surgiu da idéia de reunir o máximo de pessoas no mundo fazendo buscas para depois ganhar dinheiro com isso. Antes de entrar no assunto Google, é importante analisar como a comunicação era realizada há algum tempo atrás. Antigamente, as atividades no geral ocorriam ao ar livre, as pessoas saíam de casa para encontrar amigos, se divertir, praticar esportes, trocar informações, enfim, não havia um único meio para falar com todo mundo. A televisão foi a mídia que conseguiu realizar o feito de comunicar, ao mesmo tempo, a mesma mensagem a um grande número de pessoas.
Com as mudanças ocorridas no panorama da comunicação, a mídia está cada vez mais fragmentada e a mensagem para a massa que antes possuía o formato de “bala de canhão”, hoje é personalizada e deve ser relevante para que tenha impacto em seu público.
Com o aumento do número de pontos de contato com o consumidor, as marcas devem saber se comunicar na hora certa, com a mensagem certa e utilizando a mídia certa.
No caso do search marketing, a marca deve disponibilizar a informação no momento em que o consumidor for atrás dela. Não adianta criar demanda de informação com uma campanha de televisão sobre um carro se no momento em que o consumidor for para o computador pesquisar mais informações sobre esse carro os resultados encontrados tenham como tema o carro da marca concorrente. Por esse motivo, as marcas devem fazer esforços para estar nos resultados de busca, para que seja possível suprir a necessidade dos consumidores que buscarem informações sobre elas, ou sobre suas concorrentes.
Sob o ponto de vista do consumidor, a busca na internet é igual a informação. Se a informação encontrada for útil, os consumidores irão querer saber mais sobre sua marca.
Para utilizar a busca na internet como ferramenta, a única coisa que a empresa precisa saber é o que as pessoas buscam quando pesquisam sobre os produtos/serviços que essa empresa oferece.
Quando o Google é utilizado por uma empresa, o sistema de medição de audiência é o CPC (Custo por Clique), ou seja, a empresa só paga quando o usuário de internet clica no anúncio que aparece nos resultados na busca do Google. Esse método de pagamento faz com que o investimento de um anúncio no Google seja proporcional ao seu retorno.
Para uma empresa ou marca conquistar um dos primeiros resultados no Google, existe o índice de qualidade que mede a relevância do anúncio em relação ao termo utilizado na busca. Tal índice leva em conside
ração a taxa de cliques no anúncio, o histórico da palavra chave utilizada, entre outros fatores indicativos de qualidade.
Uma ferramenta que auxilia na
verificação do fluxo de usuários em um site é o Google Analitics, que, entre outras funções, descreve quantas pessoas acessaram o site em um período de tempo.
É possível concluir que a busca é a prateleira digital, sendo considerada a porta de entrada de uma marca na web, visto que tem o poder de acionar o funil de consideração e interesse, expandindo o universo de escolha do consumidor.
Por fim, a televisão é a influência número um sobre o comportamento do consumidor quando este realiza pesquisas online, despertando o interesse pelo assunto que vai culminar na busca na internet. Portanto, esse é mais um fator que comprova que as mídias devem ser utilizadas em conjunto e que as marcas devem estar preparadas para atender à busca por informação que suas campanhas possuem o poder de gerar.

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